A comunicação sempre foi algo muito importante no mundo dos negócios. Com o avanço tecnológico, surgiram ferramentas (e-mail, WhatsApp, entre outras) que permitem a troca de informações em tempo real. Ao contrário do que alguns pensam, o cartão de visitas continua sendo fundamental para estreitar relações com parceiros e clientes.

Isso porque é uma forma de apresentação do profissional e da empresa. Ademais, o cartão de visitas possibilita que o contato identifique o funcionário e a organização com mais facilidade, o que ajuda a construir um bom relacionamento e aumentar as chances de fazer novos negócios.

Neste post, vamos apontar características que fazem o famoso cartão alcançar os resultados esperados. Confira!

Tenha cuidado com o layout

A recomendação é que o visual seja simples e limpo. Adote, no máximo, três cores claras e evite colocar muitas imagens. Assim, as informações necessárias serão identificadas com rapidez.

Lembre-se de que a boa aparência e a objetividade do cartão são aspectos fundamentais para o futuro cliente ou parceiro começarem a ter uma boa imagem da empresa.

Fique atento aos dados

O design está bem interessante e chama a atenção de forma positiva. Sem dúvida, é um ótimo começo. Contudo, a comunicação apenas será perfeita se tiver as informações que facilitem o contato. O cartão de visitas deve ter:

  • o nome da empresa;
  • o nome do funcionário;
  • o cargo ocupado;
  • o endereço da organização;
  • os telefones corporativos;
  • o e-mail de contato;
  • o site da empresa.

O ideal é que os nomes do empregado e da corporação sejam bem visíveis, assim como a logomarca. Também é essencial manter os dados atualizados. Caso ocorra alguma mudança, faça um novo cartão.

Opte pelo profissionalismo ao confeccionar um cartão de visitas

A comunicação deve ser tratada de maneira profissional. Atualmente, o amadorismo é sinal de falta de padrão e de zelo com a empresa. Por isso, opte pelos serviços de uma gráfica e de um designer. Escolha um papel que tenha uma gramatura bem resistente para que o cartão não seja dobrável ou amassado com facilidade.

Também é indicado que o design faça com que a pessoa associe o cartão à imagem da marca que a corporação deseja transmitir. Com essas características, será possível ter um material de boa qualidade e que mostre seriedade e organização.

Evite erros de português

Por mais belo e preciso que seja um cartão, todo o esforço pode ser em vão, caso tenha algum erro de gramática. Uma palavra escrita equivocadamente no slogan ou uma vírgula mal colocada podem prejudicar a imagem da empresa. Antes de encaminhá-lo para a gráfica, faça uma revisão do conteúdo.

Se tiver contato com profissionais de comunicação, peça para eles analisarem a peça. Dessa forma, qualquer equívoco poderá ser corrigido a tempo.  

Saiba como e quando entregá-lo

De acordo com especialistas em etiqueta profissional, o cartão deve ser entregue com a parte da frente sendo visível para a pessoa que o recebe. Nas reuniões, o ideal é fazer isso no começo de uma conversa quando os interlocutores estão se conhecendo.

Também é interessante deixar o cartão bem próximo para memorizar o contato do profissional com quem está dialogando. Em encontros informais, a entrega pode ser realizada no término da conversa.

Procure sempre andar com um cartão de visitas. Ele, sem dúvidas, é a ponte para fazer novos negócios e fortalecer a presença da corporação no mercado. Para ficar bem informado sobre tendências do mundo corporativo, não deixe de assinar a nossa newsletter!