Quando pensamos em bebidas que podem ser harmonizadas com alimentos, é comum que a primeira imagem seja de uma taça de vinho ou um copo de cerveja. A opção por esses dois fermentados é natural, principalmente se levarmos em conta o volume de conteúdos relacionados com a combinação delas com os mais diversos pratos.

O que pouca gente sabe é que outras bebidas também podem ser harmonizadas — como é o caso do whisky. Dono de um sabor marcante, o destilado de alta graduação alcoólica cai muito bem com carnes vermelhas. Os sabores se complementam e criam combinações incríveis que merecem a sua atenção.

Confira agora um pequeno guia para harmonizar whisky e carne vermelha. Prepare-se para novas e intensas experiências gastronômicas!

Fique de olho no sabor da bebida

O whisky tem muito de seu sabor ligado à madeira do barril em que é envelhecido — o mesmo serve para os maltes utilizados em sua produção. O tipo de material usado e a escolha do malte vão conferir notas amadeiradas, adocicadas, terrosas, florais ao produto final. São essas notas que precisam ser observadas antes de encontrar o acompanhamento certo.

Whiskies com notas mais doces caem bem com sobremesas, enquanto exemplares dotados de notas florais completam o sabor de carnes leves. É muito importante conhecer o conteúdo da garrafa antes de fazer o prato — assim, você evita criar sabores destoantes.

Atente-se ao fator gordura

Carnes gordurosas possuem um sabor bem marcante, já que é a gordura que concede maciez e intensidade ao gosto da carne. Por isso, é preciso pensar bem no corte escolhido na hora de criar as harmonizações.

Um prato à base de filé mignon (carne com pouca gordura) pede um whisky mais leve enquanto uma costela na brasa ou um belo bife dry aged combinam melhor com um single malt de sabor mais intenso, servido sem gelo. Não subestime esses detalhes, pois eles fazem toda a diferença na experiência de harmonização.

Tome cuidado com o excesso de tempero

Pratos muito temperados mascaram o sabor do whisky e transformam a combinação em uma verdadeira guerra de sabores em sua boca.

O whisky possui diversas variedades (bourbon, single malt, blended), mas nenhuma delas cairá muito bem diante de um alimento extremamente temperado — como é o caso de algumas especialidades da cozinha indiana, da comida baiana e da tailandesa.

Opte por harmonizar o whisky com pratos de sabor menos complexos, assim as chances de a combinação dar certo aumentam. Na hora de criar, lembre-se que a harmonização segue duas lógicas: contraste e semelhança. Diante de um prato com muito tempero, fica difícil combinar um whisky em qualquer uma das duas lógicas.

Lembre-se que whisky fora do copo também é útil

Harmonizar whisky e carne vermelha pode envolver o uso da bebida como tempero e não apenas como acompanhamento. É possível fazer maravilhas na cozinha, como flambar o strogonoff de carne para conceder aos cubos de filé um sabor incrível ou utilizar umas doses para fazer carne marinada, um tempero especial para aves ou um molho barbecue.

O que importa é ter a criatividade e conhecimento para escolher os ingredientes certos para a receita. O sabor dos maltes e do álcool pode modificar totalmente uma carne, e alguns chefs estão se aproveitando disso para criar novas técnicas, como a maturação à base de whisky!

Você gosta de conteúdos relacionados ao universo da gastronomia? Não sabe viver sem um bom churrasco e quer aprender mais técnicas para produzir pratos incríveis? Então, não deixe de assinar a nossa newsletter.