Em um mercado cada vez mais competitivo, saem na frente não apenas os mais qualificados. Na corrida pela realização profissional, é fundamental, também, ter uma sólida rede de contatos.

Uma boa estratégia para isso é não se prender ao ambiente de trabalho e construir networking em eventos. Conhecer pessoas, ser notado e criar vínculos são algumas das possibilidades desses encontros.

Sabendo da importância desse assunto, vamos dar dicas para você organizar um evento de negócios de sucesso!

Entenda o diferencial do networking em eventos

Quando se fala em networking empresarial, é importante dar atenção aos detalhes. Para se ter uma ideia da importância dos contatos em eventos, uma pesquisa realizada pela International Association of Exhibition and Events revelou que 75% dos entrevistados colocam o networking como o principal motivo para decidir se participarão de um evento de negócios.

Entre os jovens, o número sobe e chega a 84% dos pesquisados. Essas porcentagens comprovam a importância da rede de contatos. Logo, há necessidade de as ações serem bem organizadas.

Fique atento ao calendário

Um dos principais cuidados ao organizar um evento de rede de contatos é com o calendário. Acredite, como estamos lidando com profissionais do mercado ou jovens estudantes em período de faculdade e estágio, é importante escolher com cautela as datas e os horários.  

Eventos de networking, em sua maioria, acontecem após o expediente — depois das 19h30 — e, geralmente, às sextas-feiras. Outra opção bem comum é a de encontros realizados aos sábados pela manhã.

Mas se essas possibilidades não atenderem ao seu cronograma, considere um café da manhã. 

Independentemente da escolha, não se esqueça de providenciar um bom coffee break. Além de demonstrar cuidado com os participantes, esse intervalo é uma importante dinâmica para estimular o networking em eventos. 

Escolha o local com cuidado

Assim como o dia e o horário, o local do evento também merece atenção especial.

Como a ideia é reunir profissionais, empresários e pessoas influentes que podem valorizar o momento, é importante preocupar-se com a praticidade e o bem-estar dos convidados.

Dessa forma, pensar na logística é essencial. Uma boa dica é escolher um local próximo das principais regiões empresariais ou comerciais da cidade. 

Priorize uma boa estrutura 

A estrutura do ambiente é outro ponto primordial. Quando você já tiver definido o número de convidados, a expectativa de pessoas presentes e quais atividades serão desenvolvidas no evento, foque na busca pelo espaço que atenda a todas as necessidades.

É importante pensar na mobilidade, na acessibilidade a pessoas com deficiência e em uma boa área destinada a palestras, caso esse tipo de atividade esteja em sua programação.

É essencial, também, que o local definido tenha acesso à internet, para que seus convidados possam registrar o encontro e criar, durante o evento, as conexões de trabalho por meio das redes sociais.

Escolher um lugar que ofereça, além da estrutura física, um buffet completo e opções de cardápio para jantar, por exemplo, também é um ponto de apoio interessante.

Defina um formato para o evento 

Estabelecer que tipo de ações para networking em eventos serão realizadas e qual será o formato do encontro é um dos passos estratégicos para garantir o sucesso da ação.

Assim, decida se serão apresentadas palestras, se haverá uma mesa de debates, se serão realizados treinamentos e assim por diante. Escolher bons convidados, que tenham a ver com a lista de participantes, é essencial.

Se você pretende apenas fazer um encontro, conhecido como “meetup”, para troca de contatos e conversas informais, a dica é chamar uma pessoa que seja referência no ramo para circular no espaço e também conversar com os presentes. 

Organize um sistema de inscrições

Quando você já tiver com todas as etapas anteriores definidas, foque suas estratégias nos participantes.

Gratuitamente ou mediante pagamento, é importante que as pessoas façam uma inscrição prévia. Isso, de certo modo, evita que haja desistências e não comparecimentos.

Essa lista de inscrições servirá, também, para que você garanta contato posterior com os participantes. 

Se você está interessado em networking em eventos e pretende organizar ações na área corporativa, entre em contato conosco. Vamos orientá-lo no que for preciso para que seu encontro seja um sucesso!