Reunir os parceiros de negócios ou os colaboradores em um churrasco pode ser uma boa opção. Mas você quer que o seu encontro seja marcante e não caia na mesmice carne, linguiça, farofa, vinagrete e cerveja. Que tal experimentar o churrasco americano? Pode ser uma agradável surpresa que irá impressionar seus convidados (e clientes) pelo seu arrojo e criatividade. 

Ao se falar em churrasco americano, logo vem à mente hambúrguer e cachorro quente. Mas assim como no Brasil, nos EUA há diferenças regionais no churrasco que podem ir do tipo de carne, aos acompanhamentos e até nos molhos.

O churrasco americano básico

No Norte dos Estados Unidos, a versão mais comum é também a mais básica. O hambúrguer é feito de carne moída bovina fresca com diferentes porcentagens de gordura, o que lhe confere a suculência. Não são acrescentados temperos, nem mesmo sal. Os discos de carne são grelhados e podem ser cobertos com uma fatia de queijo cheddar antes de serem servidos em um pão apropriado.

Uma variedade de salsichas e a linguiça (estilo alemã, bem diferente da nossa) são grelhadas e servidas no pão de hot dog. Os convidados se servem dos molhos de sua preferência (maionese, ketchup e mostarda) e batata chips. 

Podem ser feitos espetinhos de carne (que parecem um pouco com os nossos) feitos com cubos de carne bovina, cebola e pimentões. Mas nada de passar na farofa! Aliás, nem tem farofa. Também vão para a grelha alguns legumes como milho verde, cebola, vagens e aspargos. 

Nessa versão do churrasco americano, os acompanhamentos frios (o equivalente a nossa maionese e salada verde) são até próximos dos nossos. Eles costumam preparar saladas: de batata (com maionese), de macarrão e a muito popular, Coleslaw (repolho e cenoura cortados fininhos). Os molhos prontos são servidos à parte e cada um escolhe dentre o Italian (base de azeite e vinagre), French (base de molho de tomate), Ranch (base de creme de leite) e Blue Cheese (base de queijo).

Um upgrade no churrasco

Já a versão sulina, e principalmente texana, do churrasco americano é bem mais elaborada. São preparadas carnes variadas em cortes maiores, temperadas com um dia de antecedência e que são assadas lentamente por várias horas. É o caso do Brisket (peito de boi) e das Ribs (famosas costelinhas de porco). Ambos os cortes são servidos quando estão bem macios, quase desmanchando…

Outra opção muito popular é o T Bone Steak. Retirado da parte central da lombar do boi, ele possui o osso da vértebra (cujo formato dá o nome a carne), um pedaço de filé mignon e outro de chorizo. Com uma borda fina de gordura, é muito suculento e agrada aos paladares mais carnívoros. Frango e peru também frequentam as churrasqueiras americanas. 

O tempero é um ponto alto nessa versão americana do churrasco. Uma mistura de temperos secos e picantes como chili, páprica e pimenta preta com o açúcar mascavo que confere uma cor irresistível ao grelhado. Outro é o toque defumado dado ao sabor da carne por uma madeira acrescentada ao carvão.

Quanto aos acompanhamentos, além dos servidos no Norte do EUA, são comuns o creme de milho, o picles e os Baked beans (feijão mulatinho em preparações que vão do mais adocidado ao mais picante, dependendo da receita).

O molho barbecue

Esse molho também conhecido como BBQ é o toque final e a marca do churrasco americano. Na sua base estão ketchup, molhos de tomate e mostarda. São reconhecidas 12 receitas diferentes do BBQ e uma diversidade tal de mostardas usadas, que resultam em uma variedade de cores, texturas e sabores entre as versões desse molho.

Nos EUA, os restaurantes costumam ter sua receita própria do molho para disputar (e ganhar seus clientes). Você também pode ganhar clientes e fechar novos negócios surpreendendo-os com um churrasco que vai além do comum. 

Gosta de churrasco? Quer planejar eventos corporativos ou encontros de negócios em torno de uma boa mesa? Assine nossa newsletter e receba mais dicas. Bons negócios!