Foi-se a época em que só ia a uma churrascaria aquele que queria se deliciar com um rodízio sem fim de carnes variadas. Atualmente, é muito mais comum do que se imagina as pessoas irem a churrascarias e saírem de lá sem comer um pedaço de carne sequer.

De fato, os donos desses estabelecimentos estão expandindo o seu leque de opções, deixando o menu muito mais versátil para aqueles que dispensam um churrasco na ocasião. Buffets e até mesmo opções à la carte são algumas das novas tendências no ramo — e estão agradando cada vez mais os clientes.

E aí, ainda não conhece as várias opções de pratos em churrascaria disponíveis? Então, continue lendo e confira, ao menos, 3 das diversas possibilidades que você já pode encontrar nas melhores churrascarias disponíveis!

1. Comida japonesa

Ter um buffet de comida japonesa dentro de uma churrascaria é, hoje, quase um “pré-requisito”. No geral, você encontrará algumas opções de sushis e sashimi. Mas existem estabelecimentos que vão além, servindo também hot rolls, niguiris e diversas outras opções — não deixando nada a desejar em relação a um restaurante japonês.

De fato, a comida japonesa pode, muito bem, servir de entrada, ou para “forrar o estômago” antes de chegar a vez das carnes. Além disso, pode substituir até aquele pão de alho, que ocupa espaço demais no estômago.

Afinal, leveza dos pratos japoneses, com seus peixes e legumes, pode equilibrar o seu jantar diante do peso e da gordura das carnes. Mais do que isso: eles podem ser a estrela principal da churrascaria para os que estão de dieta ou que optam por refeições mais leves.

Não é à toa que esse tipo de buffet vem fazendo sucesso em churrascarias mais refinadas: sua presença e qualidade, por diversas vezes, são os motivos da preferência do cliente. Além disso, um bom apreciador de churrasco pode convidar outras pessoas, que não, necessariamente, compartilhem do seu gosto por carnes.

2. Frutos do mar

Além dos saborosos cortes de carne e do buffet de comida japonesa, algumas churrascarias expandiram seu cardápio do dia a dia para servir, também, elaborados pratos com frutos do mar — sejam eles à la carte ou servidos em buffet.

Mesmo que essa não seja a especialidade da casa, alguns estabelecimentos se destacam nesse nicho pela excelência de seus pratos, oferecendo especialidades como bacalhau ao forno e camarão na moranga, que misturam os sabores fortes do bacalhau com a sutileza do camarão.

Agora imagine só essas delícias regadas a um bom vinho branco? Assim, até mesmo os que não são fãs de churrasco vão se sentir em casa em um jantar ou almoço programado para uma churrascaria!

Afinal, essa é outra opção agradável para aqueles que dispensam um churrasco, mesmo participando de um evento em um restaurante especializado em carnes, E as churrascarias estão cada vez mais versáteis, dispostos mesmo a agradar os paladares mais diversos.

3. Massas

Outro item que tem ganhado muito adeptos em churrascarias é a massa. Aliás, considerando sua natureza não animal, as massas conquistam por sua capacidade de atrair vários outros públicos. Pode ser uma excelente saída para os vegetarianos, por exemplo.

Servidas, tradicionalmente, à la carte, as massas aparecem nos cardápios das churrascarias principalmente pela facilidade do preparo e a capacidade de diversificação, capaz de agradar os mais diversos paladares, com molhos, queijos e outras combinações especiais.

Ainda que sejam mais pesadas do que a comida japonesa e os pratos com frutos do mar, as massas são mais versáteis. Lasanha, rondeles, canelones e os tradicionais espaguetes estão entre as opções que podem ornar com um bom vinho tinto de mesa — e, quem sabe, alguns cortes específicos de carne.

E você não precisa necessariamente abrir mão do rodízio por causa das massas. Pelo contrário: pode fazer combinações saborosas entre os molhos e os cortes disponíveis na churrascaria.

Outras opções de pratos em churrascaria

Além das opções que citamos, servir guarnições de arroz, batata ou mandioca e contar com um vasto buffet de salada já é considerado o mínimo que uma churrascaria deve oferecer aos seus clientes.

Atualmente, as churrascarias têm sido vistas cada vez mais como restaurantes. E a vantagem disso é que você, amante de carnes, vai ter à sua disposição uma gama de pratos e opções incríveis, sem ter que abrir mão de almoçar em um local especializado no preparo de cortes especiais.

Queijos e saladas

Como dissemos, se você é um apreciador de queijos, frios e saladas, a churrascaria também pode ser um lugar pra você. É claro que, se estiver buscando apenas isso, talvez a churrascaria não seja a sua melhor opção. Ainda assim, com certeza, você encontrará algo no cardápio que vai te interessar.

Algumas churrascarias vão além do queijo coalho, podendo servir aperitivos deliciosos como mozarela de búfala, queijos de cabra e outras opções que cairão muito bem com um vinho ou um chopp bem gelado.

As saladas também sempre são uma boa pedida para equilibrar com leveza e frescor a gordura das carnes. Por isso, há churrascarias que oferecem as mais variadas opções de saladas e frutas que podem somar deliciosamente ao rodízio — da mesma forma que podem ser uma opção para os vegetarianos da ocasião.

Risoto

Sem dúvida, o arroz pode ser mais do que uma guarnição. Para além dos pratos frios e quentes, os risotos têm mesmo se consolidado como uma boa opção nas churrascarias mais refinadas do país.

Enfim, como vimos, pratos sem carne ou com frutos do mar podem compor um jantar precioso, sem abdicar das companhias que são loucas por churrasco.

As opções de pratos em churrascaria têm aumentado gradativamente, e as polêmicas em relação “ao absurdo de servirem sushis nos rodízios de carne” já ficaram para trás. Assim, as churrascarias têm se tornado cada vez mais um ambiente versátil, para um almoço ou jantar de negócios e outras ocasiões especiais.

E você, além de um bom rodízio, o que costuma comer quando vai a uma churrascaria? Já experimentou buffets como esses? Conhece alguma novidade exótica no meio das churrascarias? Deixe o seu comentário e compartilhe suas experiências com a gente!