Corte de sabor diferenciado, o Shoulder Steak é um filé que vem conquistando um espaço cada vez maior nas churrascarias e encantando os mais exigentes paladares. Retirado do miolo da paleta do boi, o corte já foi muito desprezado por ser considerado carne de segunda, mas sua textura tão macia quanto o filé mignon e o paladar acentuado vem mudando a opinião dos apreciadores de um bom churrasco.

De acordo com a revista Paladar, do jornal O Estadão, os cortes de carne que eram considerados de segunda agora estão em alta. Isso se deve graças à melhoria do manejo nos cuidados do gado, que resultam em animais de alto nível, sendo capaz de produzir churrascos de qualidade com as partes dianteiras também.

Mas o Shoulder Steak não se destaca apenas pelo sabor. Suas fibras mais finas e a pouca gordura entre elas se tornam um de seus diferenciais, tornando-a uma opção mais saudável, além de ser uma excelente opção para quem prefere uma carne bem passada, já que sua maciez e suculência continuam mesmo após o ponto considerado pela maioria das pessoas.

Diante de tantas curiosidades, acompanhe nosso artigo e conheça os diferenciais que o Shoulder Steak proporciona.

Baixo teor de gorduras

O Shoulder Steak tem se destacado devido ao seu baixo teor de gordura. O corte não possui gordura externa e sim entre as fibras internas por toda sua extensão.

Se comparado à picanha, a peça possui 4 gramas de gordura em uma porção de 100 gramas, enquanto na picanha encontra-se 13 gramas, correspondendo à 40% de calorias a menos. Dessa forma, torna-se uma excelente opção saudável para o consumo.

Textura e sabor

Acabando com os paradigmas de que cortes dianteiros não são satisfatórios para churrasco por serem considerados duros e contradizendo tradições que afirmam que apenas os cortes traseiros são nobres, como a picanha e filé mignon, o Shoulder Steak consegue unir os quesitos de uma textura incrível e um sabor inigualável, trazendo um prato delicioso e suculento.

Apesar do baixo teor de gordura, o corte não fica pra trás no quesito maciez e se assemelha bastante ao filé mignon. Devido ao alto teor de sangue entre as fibras, a carne não possui o aspecto seco e duro mesmo quando está bem passada. Além disso, devido às fibras finas encontradas no corte, a textura macia e saborosa se destaca.

Já em relação ao seu sabor extraordinário, deve-se à rica concentração de ferro no corte e também à gordura entremeada às fibras, que mesmo em pequena quantidade garantem um sabor espetacular.

Diante de tantas qualidades, o Shoulder Steak merece a fama, principalmente para quem busca uma experiência em sabores diferenciados e requintados, já que a carne promete características imprescindíveis de sabor e textura como carnes de primeira mão.

Dessa forma, é impossível ir à churrascaria e não experimentar essa deliciosa opção de carne e conhecer novos sabores. Certo?

E aí? Gostou de nosso post? Já experimentou todo o sabor que esse corte oferece? Então, conta pra gente nos comentários.