Para quem não está habituado com as particularidades dos cortes da carne, confundir-se com certos nomes é algo perfeitamente compreensível. E uma das más interpretações mais comuns quando se começa a conhecer os tipos de carnes é o bife de chorizo.

Muitas vezes, ele é confundido com o chouriço. Aparentemente, ambos seriam o mesmo prato, com o chouriço, ou ainda chorizo, sendo apenas um diminutivo para quem já o conhece. Contudo, as diferenças são enormes.

Quer saber quais são as diferença entre eles? Relaxe, pois neste artigo vamos mostrar o quanto o corte nobre e o doce são distintos.

O que é o real Bife de Chorizo?

É um corte muito famoso na Argentina. Em Buenos Aires, é um dos pratos mais populares, presentes até mesmo nos restaurantes mais tradicionais. No Brasil, era mais comum encontrá-lo na região sul, mas hoje em dia pode-se apreciá-lo facilmente nas grandes redes de churrascarias.

O maior destaque do bife de chorizo, além do sabor sem igual, é a versatilidade. Retirado do miolo do contrafilé, peça na qual se retira vários outros cortes, o bife consegue chegar até 400 g e ao mesmo tempo se adaptar ao paladar dos seus apreciadores.

Isso porque o bife de chorizo pode ter um corte com muita ou pouca gordura, e em qualquer um dos casos, a maciez da carne é muito bem preservada. Combinado a uma boa salada e vinho, é um dos cortes mais nobres e deliciosos.

O que é o doce chamado Chouriço?

O chouriço não tem uma relação alguma com o bife de chorizo. Trata-se de um doce, que combina mel de rapadura, farinha de mandioca, leite de coco, algumas especiarias, e os ingredientes mais controverso: sangue e banha de porco.

É muito famoso no Rio Grande do Norte e em Portugal, terra de origem da receita. Ainda assim, quem não conhece seus fatores culturais, costuma ver o chouriço com repugnância, assim que descobrem sobre sua fabricação.

Por mais que os métodos atualmente sejam bem explicados — com a banha e o sangue do porco sendo fervidos por cerca de 8 horas antes de integrar-se ao restante da receita —, o chouriço tem se tornado cada vez mais raro, muito por conta da repercussão negativa do prato e os movimentos em prol dos direitos dos animais.

Além dessa confusão entre o Chouriço e o Bife de Chorizo, existe ainda uma terceira confusão, com o Chorizo. Ao contrário do que se pensa, o prato também é diferente do corte de contrafilé, não sendo um diminutivo do nome mesmo com a grafia idêntica.

O Chorizo

O chorizo espanhol é um embutido, assim como o salame e a linguiça. Servidos com pães ou como recheios para outros pratos locais, eles são temperados com tomate, páprica doces e diversos outros temperos. É uma iguaria interessante para quem deseja conhecer mais sobre a culinária da Espanha.

Assim como a linguiça, o chorizo possui diversas variações.O asturiano, por exemplo, é mais defumado, com um pouco menos de tempero. E o próprio chorizo espanhol possui suas variantes regionais. Devido a isso, é um prato pouco conhecido no Brasil, o que reforça sua confusão com o bife de chorizo.

Como é possível perceber, uma única palavra pode trazer diversos significados, e com o bife de chorizo não é diferente. Felizmente, o paladar agradece, ao descobrir as diferenças entre eles.

Gostou das informações? Então dê uma curtida em nossa página do Facebook! Temos muito mais informações interessantes sobre os cortes bovinos e suas opções saborosas. Até a próxima!