Não há dúvidas de que o churrasco é um dos pratos mais apreciados pelos brasileiros. Mas você sabia que essa não é uma iguaria exclusiva daqui ou dos nossos vizinhos argentinos? 

Vários países ao redor do planeta possuem as suas tradições e as suas formas de fazer churrasco. Algumas são bem próximas da nossa realidade, outras são cercadas por curiosidades.

Conhecer os pratos e acompanhamentos de outros lugares, além do habitual, é uma forma de entrar em contato com a sua cultura. Neste artigo, revelamos algumas dessas particularidades do churrasco ao redor do planeta. Acompanhe a seguir!

1. Na Turquia

Certamente você já deve ter ouvido falar do kebab, um prato turco que tem ganhado a preferência do paladar brasileiro. Na Turquia, uma variação conhecida como shish kebab é o mais próximo do nosso churrasco, com pedaços de carne espetados com legumes na brasa.

2. Na África do Sul

Conhecido como braai, o churrasco sul-africano envolve carne de cordeiro e boerewors, uma espécie de salsicha local. Além disso, o braai também é um verdadeiro evento local. Enquanto os homens cuidam da grelha, as mulheres preparam as saladas e as sobremesas.

3. No México

O México possui duas vertentes do churrasco. A barbacoa (termo derivado de barbecue, o churrasco americano) é feita com carne de ovelha, bode ou vaca, e cozinhada por longas horas em buracos pré-aquecidos.

A sua variação é feita em hornos (fornos de barro), e costumam levar mais tempo para preparo. São um chamariz para as festas locais.

4. Na Itália

Embora não sejam conhecidos pelos churrascos, os italianos possuem o seu próprio estilo de apreciar esse prato. Além da carne de porco e dos hambúrgueres, existe a bruschetta alla romana.

Trata-se de um pão italiano temperado com alho, tomate e azeite de oliva que vai à grelha junto com o prato principal. É similar ao nosso pão de alho.

5. Na Grécia

Ao contrário do que você possa imaginar, o churrasco grego na região sudeste do Brasil nada mais é do que uma adaptação do kebab turco. Na Grécia, o churrasco é feito com lulas e carne de porco previamente marinada no vinho tinto.

6. No Japão

As terras nipônicas não costumam ter um churrasco tradicional. Lá, os yakitori chamam mais a atenção. A princípio, os yakitoris são frangos grelhados no espeto — porém, o termo pode englobar vários outros tipos de espetinhos, incluindo o famoso takoyaki, que é feito com legumes.

7. No Havaí

De forma similar à barbacoa mexicana, o churrasco havaiano é feito em um buraco com quase 2 metros de largura e 1 metro de profundidade A kalua é bem comum em luais, com o porco sendo a sua principal carne.

8. Na Noruega

De todos os países nesta lista, o churrasco norueguês é o único que tem o peixe como carro-chefe. Um dos pratos mais comuns, servido no churrasco, é o salmão com pimenta preta e grelhado em temperaturas mais baixas para manter a qualidade da carne.

Gostou das formas de fazer churrasco pelo mundo? Então compartilhe este post com os seus amigos nas redes sociais! Alguns são ainda mais particulares, sendo irreconhecíveis para um apreciador das tradições brasileiras. Contudo, vale muito a pena conhecer!