Que maravilha seria se todas as bebidas e alimentos gostosos do planeta não nos fizessem mal algum e ajudassem o nosso organismo a funcionar melhor, não é verdade? Pois isso é possível, ao menos com uma bebida extremamente versátil e saborosa: os benefícios do vinho à saúde são incríveis!  

A ciência já nos mostra que esse fermentado de uvas pode ser um belo aliado de um dia a dia mais saudável, mas as substâncias presentes em sua composição parecem ser ainda mais positivas do que achávamos.

Confira o conteúdo a seguir e descubra por que você precisa incluir uma taça de vinho no seu consumo diário:

1. Protege o coração

Um dos maiores benefícios do vinho à saúde é que ele é um grande amigo do coração e do nosso sistema circulatório. Isso não chega a ser propriamente uma novidade, visto que cientistas e cardiologistas já falam há décadas sobre as propriedades que o consumo da bebida traz para nosso organismo.  

O consumo com moderação, ou seja, de uma a duas taças por dia, está fortemente relacionado à diminuição de índices de mortalidade e de hospitalizações em decorrência de doença coronariana. O vinho ajuda a elevar os níveis do colesterol bom (HDL), reduzindo o risco do temido infarto agudo do miocárdio.

2. Ajuda na perda de peso

O vinho pode ser um poderoso aliado para quem está com uns quilos a mais na balança. Algumas das substâncias presentes, especialmente no tinto, contribuem para a redução do peso. Mas isso somente se a ingestão da bebida não ultrapassar 10% do valor calórico total da sua dieta.

Esses componentes, chamados de polifenóis, têm um efeito notável na destruição dos adipócitos (células que acumulam gordura) e também contribuem para um melhor aproveitamento de carboidratos pelo nosso corpo. 

3. Previne o envelhecimento precoce

A prevenção do envelhecimento precoce é outro dos benefícios de incluir o vinho na sua alimentação diária. Especialmente a versão tinta é rica em uma substância chamada resveratol, que tem propriedades antioxidantes bastante interessantes e cada vez mais pesquisadas pelos cientistas.    

O resveratol ajuda a combater os radicais livres, compostos nocivos que nosso corpo produz naturalmente por conta do metabolismo, mas que acabam ficando bastante elevados quando estamos expostos ao estresse e à poluição. Em vez de gastar uma fortuna com cremes e tratamentos, proteja a sua pele bebendo vinho!

4. Aumenta os níveis de libido

Considerado uma bebida romântica, o vinho também apresenta um poder afrodisíaco que muita gente não conhece: ele ajuda a aumentar a libido. Incluir um bom rótulo em seu happy hour pode garantir uma noite bem agradável!

Pesquisas apontam que indivíduos que ingeriram uma ou duas taças diárias apresentaram mais apetite sexual e um desempenho satisfatório em comparação com quem não bebe. Isso ocorre porque há uma diminuição no nível de estresse, maior foco no parceiro e uma melhor circulação de sangue, especialmente nas zonas erógenas.

Esses são alguns dos diversos benefícios do vinho à saúde! Depois de conhecê-los, você certamente está pensando em comprar uma garrafa, não é mesmo?

Aproveite e confira também o nosso post sobre harmonizar vinhos com pratos.