Cervejas são uma das paixões nacionais e, por isso, acabam virando combinação para todo tipo de ocasião ou comida. Mas, apesar desse senso comum, quem disse que essa é realmente a melhor opção para todos os pratos?

Ao contrário disso: se há uma combinação que crie uma ótima harmonia, essa sem dúvidas é a de vinhos e churrasco. Esse tipo de bebida combina muito melhor os sabores, destacando ainda mais o da carne e quebrando um pouco a gordura.

Quer conhecer mais sobre essa incrível união? Acompanhe esse nosso post e saiba como arrasar em qualquer churrascaria ou no encontro com amigos.

Combinando os melhores vinhos e churrasco

Na hora de harmonizar os sabores e escolher o vinho perfeito, é preciso se atentar para alguns fatores, como o modo de preparo, gordura, molhos, temperos e suculência da carne. Do contrário, o efeito da combinação pode não ser tão pleno como esperamos.

Veja agora alguns dos principais tipos de carnes e qual vinho acompanha melhor cada um:

Picanha

Uma das maiores preferências dos brasileiros, a picanha não pode estar de fora de qualquer bom churrasco. Muito macia, essa peça ainda vem sempre envolta em uma suculenta faixa de gordura.

A melhor escolha aqui será um Malbec argentino de boa qualidade. Afinal, não é segredo que nossos vizinhos preparam um dos churrascos mais bem harmonizados que há.

Alcatra

Essa é uma carne bem fibrosa, pouco gordurosa e macia. Esse é outro exemplo dos exemplares que encontramos em quase todos os churrascos.

A melhor combinação aqui será com um tinto de corpo médio, estrutura e boa acidez, como os chilenos Carmenére ou Pinot Noir.

Costela

Quando pensamos em vinhos e churrasco de qualidade, nada como uma bela costela ao molho barbecue para completar. Além de muito macia, ela ganha um toque apimentado que torna tudo ainda melhor.

Vale ressaltar que, como todos devem saber, essa é uma peça muito gordurosa e, por isso, requer um vinho mais encorpado (sem exageros!).

Uma boa escolha para esse acompanhamento será um tinto de médio corpo, com notas de especiarias. Para tal, nossa sugestão é um Syrah, que lhe dará a melhor experiência.

Linguiça

Aqui no Brasil, é quase tradição  que sirvam alguns pedaços de linguiça como entrada de um belo churrasco. Essas geralmente são peças muito suculentas, mas também com uma dose mais acentuada de gordura.

Para fazer um bom balanceamento, que tal um espumante Rosé Brut? Como entrada para um almoço ou jantar regado a vinhos e churrasco, não haverá nada melhor.

Frango

Carnes brancas são sempre mais leves e com poucas gorduras. Quando tratamos de churrasco, então, um pedaço de frango sempre cai perfeitamente bem no balanço das peças.

Como a carne é branca, vamos combinar também com um vinho branco, como Sauvignon Blanc. Ele possui ótima acidez e notas aromáticas. Se preferir, também pode optar por um bom Rosé nesse caso.

Substituindo a cerveja pelo vinho

A cerveja é a escolha padrão para o churrasco porque age como um limpador do palato. Bebidas como esta ajudam a raspar a gordura de seu paladar com acidez e frieza.

No entanto, você pode encontrar a mesma propriedade e efeitos em uma boa garrafa de vinho. O espumante, por exemplo, tem o mesmo efeito de limpeza do palato. Existem também vários vinhos brancos de alta acidez como Riesling seco, Grüner Veltliner e Sauvignon Blanc, que vão funcionar bem e são servidos geralmente mais frios, para melhorar a sensação de refrescância.

Agora que você já aprendeu como combinar vinhos e churrasco, temos outras dicas muito interessantes para você. Não é toda carne que serve para um bom churrasco, por isso, acompanhe agora outro post em que mostramos fatores que influenciam a maciez e o paladar de um bom corte!