Quando aquele possível cliente ou parceiro, sempre muito ocupado, aceita seu convite para uma reunião de negócios durante o horário de almoço, o mínimo que você deve ter, de imediato, é uma sugestão de lugar adequado para o encontro. Saber sugerir o local demonstra confiança e se esse atender às expectativas do seu convidado, há grandes chances de você fechar o negócio!

Muito mais do que saber como se comportar durante o evento, é preciso ter sempre uma boa dica de restaurante para almoço de negócios na ponta da língua. A missão desse post é dar dicas que ajudem você a escolher o lugar certo. Vamos lá?

Fácil acesso e localização

Saiba, com antecedência, onde fica a empresa do seu cliente ou a região a qual ele pertence. Se puder fazer uma sugestão de restaurante próximo a ele, ótimo. Se não tiver essa opção, aposte em regiões mais nobres, centrais e com acesso fácil.

Pense que seu convidado aceitou um convite para almoço e possivelmente tem compromissos na parte da tarde; portanto, não o faça se deslocar para muito longe.

Espaços sofisticados 

O famoso ditado que diz que a primeira impressão é a que fica, nesse caso, faz todo o sentido. Escolha um ambiente cuja fachada já dê uma sensação de sofisticação, requinte e elegância e ganhe seu convidado já na chegada ao restaurante!

Serviços diferenciados 

Aposte em locais com serviços além dos convencionais, como é o caso dos manobristas e hostess. Como o perfil do almoço de negócios é mais dinâmico, nada mais conveniente do que ter alguém para guardar seu carro e acompanhar você e seu convidado até a mesa, reservada com antecedência!

Dê preferência, também, para restaurantes que possuam infraestrutura adequada para receber um encontro de negócios, como sala vip preparada e adaptada. Afinal, nada mais desagradável do que conversas paralelas atrapalhando a sua reunião, certo?

Cardápio diversificado 

Variedade de pratos, do mais simples ao mais sofisticado, é um fator importante. Você não conhece os hábitos alimentares do seu convidado e é bastante desagradável perguntar isso a ele.

Nossa sugestão é sempre optar por lugares com menu refinado, mas que também ofereçam refeições mais tradicionais.

Apresentação dos pratos

Tão fundamental quanto a diversidade do cardápio é a apresentação dos pratos. Experimente comer algumas vezes no restaurante escolhido e teste pratos diferentes, antes de convidar alguém para um almoço. Assim, além de atestar a qualidade por conta própria, você terá a segurança de sugerir algo, se for necessário.

Excelência no atendimento

Garçons bem aparentados, educados e com postura profissional sempre nos encantam; logo, eles vão encantar seu convidado também! Frequente o restaurante escolhido tanto para atestar os pratos, quanto para ganhar a simpatia dos garçons, afinal, demonstrar um bom relacionamento com as pessoas causa bem-estar e boas impressões.

Profissionais específicos para funções mais técnicas também são bem-vindos. Verifique se o restaurante possui serviço de sommelier, por exemplo, para instruí-los sobre harmonização de vinhos com pratos, se essa for uma das preferências do seu convidado.

Higiene do lugar

Por fim, e não menos importante, está a limpeza do restaurante. Avalie talheres, pratos, taças, mesas, saleiros, condimentos, chão, banheiros, tudo o que puder e todas as vezes que visitar o lugar. Se o local possui bons hábitos de higiene, você certamente não se deparará com situações inconvenientes e desagradáveis em nenhuma de suas reuniões.

A experiência positiva quanto ao local e os elementos correlacionados a ele contribuem fortemente para proporcionar relaxamento, prazer e descontração. Consequentemente, tendem a gerar uma pré-disposição à análise de propostas executivas.

Use esses fatores a seu favor e faça a escolha do restaurante para almoço de negócios com o máximo de atenção e bom senso, sempre!

Assine nossa newsletter e tenha sempre boas dicas sobre gastronomia associada ao estilo de vida e ao ambiente corporativo!