Quando o assunto é carne, frequentemente nos deparamos com a seguinte questão: o que é melhor: churrasco na grelha ou no espeto? De antemão, podemos dizer que um não necessariamente é superior ao outro. O que acontece é que certos tipos de carnes e de cortes podem ser mais bem aproveitados se assados na grelha ou no espeto.

A costela, por exemplo, é uma proteína que deve ficar no calor por um longo período. Por isso, o legal é deixá-la no espeto em uma parte mais afastada das brasas. 

Se você está perdido no assunto, fique calmo! A seguir, te daremos todas as dicas para você não errar na hora de optar pelo bom e velho churrasco na hora do almoço.

O churrasco na grelha 

Uma das vantagens do churrasco feito na grelha é que a carne pode ser assada por inteiro, fazendo com que ela fique suculenta mais facilmente. Além disso, alguns ingredientes são mais simples de se trabalhar em uma grelha — como os contrafilés, as linguiças e o filé mignon. 

Na verdade, qualquer carne sem osso (e com cortes em tiras) é indicada para ser assada em uma grelha. Isso porque ela tem a função de selar a proteína rapidamente, impedindo o suco de escorrer e deixando-a suculenta.

Mas, atenção: para virar a carne, é muito importante usar uma pinça própria para churrasco. Evite ao máximo utilizar aquele garfo comprido de dois dentes. Esse material fura a carne, fazendo com que o seu suco saia completamente.

O churrasco no espeto

Os espetos são duráveis, fáceis de limpar e não deixam os resíduos de metal na carne. Como já falamos por aqui, eles são especialmente indicados para as proteínas que precisam ficar bastante tempo no fogo — como a costela e o frango.

Além disso, peças mais gordas, com cortes maiores ou com ossos são ideais para serem assadas no espeto. O mais indicado é começar a fincar a carne da parte mais fina para que a parte mais grossa fique na ponta do espeto, já que é nessa região em que o alimento tende a assar mais rapidamente.

Além disso, é muito importante evitar fazer vários furos na proteína. Tente furar de uma vez só para que ela não perca o seu suco desnecessariamente. Outra dica importantíssima é assar o seu churrasco com espetos de aços inoxidável. São esses materiais que evitam que restos de metal possam parar no alimento.

A escolha entre os dois

É claro que alguns cortes de carne são mais indicados para serem assados na grelha e outros no espeto. No entanto, não há uma regra. Quando o assunto é churrasco, o regionalismo e a tradição tendem a falar mais alto.

Na Argentina e no Uruguai, por exemplo, as carnes são assadas nas tradicionais parrillas, uma espécie de grelha inclinada. Já no sul do Brasil, é muito comum os churrascos serem servidos no espeto de chão.

Seja o churrasco na grelha ou no espeto, o importante mesmo é reunir os amigos e saborear uma carne suculenta, saborosa e com aquele cheirinho de assado que faz qualquer um ficar com fome.

Se este artigo foi útil para você, curta as nossa página no Facebook e fique por dentro de tudo o que envolve o mundo do churrasco!