Almoços de negócio podem ser ótimas ocasiões para consolidar boas parcerias. Entre diversas vantagens, eles possibilitam encaixar um horário em meio a diversos outros compromissos, além de estreitar o relacionamento com seus convidados. Mas existem fatores a considerar para que seu evento seja bem-sucedido.

A escolha do restaurante é primordial. Proporcione a seus acompanhantes um ambiente tranquilo e acolhedor, com bom atendimento e variedade de pratos. Confira a seguir as principais gafes que você deve evitar durante essa ocasião. Vamos lá?

1. Chegar atrasado

Pontualidade é indispensável no mundo dos negócios. Afinal, em meio a uma agenda cheia, é muito desagradável perder tempo esperando alguém que não se organizou adequadamente para a ocasião. Fatores como trânsito devem ser considerados em sua programação. Por isso, tente chegar com antecedência ao local combinado.

A duração do encontro também não deve se prolongar demasiadamente. Cause uma boa impressão demonstrando a seu interlocutor que você valoriza o tempo dele e o seu.

2. Ir direto ao assunto

Apesar de ser uma ocasião de trabalho, o momento da refeição deve ser ameno e agradável. Antes de abordar o tema principal, procure estabelecer um vínculo com seu acompanhante. Cortesia se assemelha a uma moeda de ouro: é bem aceita em toda parte.

3. Ficar preocupado com o celular

Demonstre empatia com seu convidado. Atender telefonemas que podem ser adiados ou ficar verificando mensagens são posturas que causam péssima impressão. Mantenha-se atento à linguagem não verbal. Ou seja, procure ser atencioso e gentil durante o encontro de negócios.

Assim, você transmite confiança, evidenciando seu interesse no objetivo em comum que os levou até ali. 

4. Não preparar uma pauta

Apesar de ser uma reunião menos formal, é importante ter foco. Por isso, procure enumerar as questões que pretende incluir no diálogo. Também antecipe gatilhos ou deixas para cada assunto, dando mais naturalidade à conversa. Evite questões polêmicas que podem ser desagradáveis e comprometer o sucesso da ocasião.

5. Exagerar no álcool

Conhecer o perfil de seus convidados é indispensável. Um vinho ou um drink pode ser agradável para relaxar, mas sempre com moderação. Afinal, manter a compostura contribui para sua imagem profissional. Lembre-se: não é uma ocasião de lazer, apesar de ter que ser agradável aos participantes envolvidos.

6. Dividir a conta

Uma regra implícita na etiqueta é: quem convida absorve os custos. Por isso, escolha o ambiente adequado, que ofereça opções dentro de suas possibilidades econômicas. Além disso, deixe o convidado livre para escolher o prato. Você até pode fazer sugestões de maneira sutil, principalmente se for solicitado. Mas nunca insista.

A boa educação, a escolha do ambiente e a abordagem dos assuntos tratados certamente farão com que seus almoços de negócio se tornem agradáveis e produtivos. São cuidados importantes para o ajudá-lo a alcançar os objetivos desejados e garantir uma boa imagem no mercado.

Se você gostou das dicas, compartilhe nas redes sociais e ajude a divulgar boas práticas no mundo dos negócios. Demonstrar interesse pelo assunto vai colaborar para uma percepção positiva a seu respeito.