Realizar uma reunião de apresentação de resultados significa comunicar como está a sua empresa, compartilhar dados e análises, comemorar vitórias e, quando necessário, promover alterações nos rumos do negócio.

Para que ela seja um sucesso, é fundamental que algumas medidas sejam tomadas para que as informações possam ser transmitidas com objetividade e os participantes se mantenham interessados e interativos. Uma reunião de apresentação de resultados eficiente incentiva o envolvimento dos colaboradores, demonstra como funciona a gestão da empresa e projeta cenários futuros.

No entanto, não basta anotar na sua agenda o que você tem a dizer e repassar para os ouvintes. Existem técnicas e práticas que valorizam a sua tarefa. Para apoiar você nessa preparação, relacionamos 5 dicas para você aplicar agora mesmo.

1. Delimite o objetivo da reunião

Conduzir uma reunião com uma pauta muito extensa pode desviar o foco do seu principal propósito. Faça um esboço, analise e até simule a apresentação. Isso permitirá que você identifique tópicos desnecessários e complete as informações que considere relevantes.

2. Utilize-se de ferramentas atrativas e didáticas

Gráficos, assuntos em tópicos, ilustrações didáticas e criativas incrementam a tarefa. A partir do momento em que você definiu o que é importante, é mais tranquilo produzir relatórios, telas, fotos e demonstrativos. Evite uma apresentação em preto e branco, mas não exagere nas cores e nem ocupe o tempo elaborando obras de arte.  

3. Escolha uma data e fique atento à duração do encontro

Certifique-se de que o dia ideal para você também é para os demais participantes. Fixar a data de apresentação com alguma antecedência possibilita que todos ajustem suas agendas. Assim, o risco de adiamento ou de ausência de alguém é afastado.

4. Saiba quem deve participar da reunião e antecipe a pauta

Você pode promover uma reunião para todos da empresa, independente do nível hierárquico, ou só com os gerentes de áreas, que depois repassarão às suas equipes. Os temas, os objetivos e o grau de complexidade é que orientarão você na seleção dos convidados.

A seguir, comunique a todos sobre o que será tratado durante a reunião. Dessa forma, você incentiva as pessoas a darem opiniões e sugestões.

5. Dê espaço para que os participantes se manifestem

Após a sua apresentação, abra a reunião para que os presentes possam comentar o que foi informado. Porém, não faça isso apenas como um gesto de gentileza e educação. Preste atenção ao que será dito: anote aquelas ideias que podem aprimorar a gestão da empresa e colaborar para que os resultados futuros sejam ainda melhores.  

Pronto para realizar uma reunião de apresentação digna das suas experiências e competências? A qualidade da comunicação influencia e valoriza o que se quer informar. Então, prepare da melhor forma possível a sua para que o sucesso da sua empresa seja contínuo. Depois, é só comemorar e seguir em frente com o trabalho.

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